Bem Vindos

Me leia e me indique para seus amigos e conhecidos. Me divulgue. ^.^

Seguidores

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Apagão atinge o Nordeste; luz começa a retornar nas cidades


 Claudio Leal

Um "apagão" atingiu o Nordeste na noite desta quinta-feira (03). Nas redes sociais, os internautas comentam e postam fotos da escuridão que afetou Salvador, Aracaju, Recife, Maceió, João Pessoa, Fortaleza, Natal e municípios do interior dos Estados - de acordo com levantamento de Terra Magazine, nesta madrugada. Por ora, não há informação oficial sobre o blecaute, mas prosseguem relatos desencontrados sobre a sua extensão.


Segundo posts no Twitter, aos poucos a luz retorna em Fortaleza; em Salvador, às 02h10 (horário de Brasília), alguns pontos voltaram a ficar iluminados. O mesmo ocorre em outras cidades nordestinas, como Aracaju.


Alguns dos milhares de tweets:

"@RayssaPereira @Leo_kuboo NÉ ,parece que onde tá tendo luz é Piauí e Maranhão. estou me sentindo em uma das cenas de duro de matar 4,0 HAHA aloca #apagão"".


"@oscarguedes Em Natal/RN, ainda tudo no escuro!!! Será que a "matriz" do apagão foi no Rio Grande do Norte? Pois Bahia já voltou, Ceará também..."


"@_jamesrusso Teresina e São Luis estão com energia."


"@luwanderley Q horror! RT @HugoGloss: Salvador também. RT @Hqsc: RT @bqeg: Recife, Joao pessoa, natal e fortaleza NO ESCURO. #apagao"


"@DiegoGomesss Só breu por toda a orla de Maceió!" "@maria_fro @bob_fernandes twitteiros de Teresina informam que em Teresina não faltou energia elétrica.


"@jair_avlis #apagao geral em todo Ceará... 2012 ??"


"@maryzaidan Balanço do tuiter sobre o apagão: Bahia (Salvador, litoral e interior), Recife estão sem energia há mais de duas horas. Fortaleza voltou."


" @Cardoso Tudo escuro no Nordeste. Ninguém é de ninguém, tá começado o Carnaval! #Brasil #Apagão" "@kelinesoares @BetoMafra @fabianotomy @maria_fro quase todo o NE esta sem luz, exceto do Piauí e Maranhão. Estou em PE"


"emersonanomia Confirmadíssimo. Ainda oscilando, mas voltou :) RT @bruxaOD: Luz começa a voltar em Fortaleza. confirma, @emersonanomia ? #apagão".


A cidade do Salvador (BA) sofreu o apagão por volta das 23h do horário local. Da Cidade Baixa a Itapoã, estão iluminados somente os prédios com geradores. Às 23h30, Porto Seguro, no sul baiano, também caiu na escuridão. Idem a cidade de Senhor do Bonfim. Terra Magazine conversou com moradores de diversos pontos da capital: Bonfim, Itaigara, Jardim Armação, Aflitos, Barra, Rio Vermelho, Pituba - em nenhum havia luz.


Um dos principais eventos do calendário da cidade, o Festival de Verão funciona com geradores. A cantora Ivete Sangalo se apresenta nesta noite.


O governo federal ainda não se pronunciou sobre o apagão. Às 1h50, no ministério de Minas e Energia, ninguém atende os telefones.

Terra Magazine








Apagão no Nordeste causa cancelamentos no Aeroporto de Natal

Um voo foi transferido para Fortaleza e dois foram cancelados, diz Infraero. 

Demais aeroportos da região operaram normalmente durante a madrugada.
O apagão que atingiu oito estados do Nordeste entre a noite de quinta-feira (3) e a madrugada desta sexta-feira (4) prejudicou as operações no Aeroporto de Natal, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

De acordo com a Infraero, um voo que pousaria em Natal precisou ser transferido para Fortaleza e outros dois voos foram cancelados. Os transtornos ocorreram porque os geradores do aeroporto demoraram para entrar em funcionamento. O aeroporto já opera normalmente, segundo a Infraero.

Os voos nos demais aeroportos do Nordeste fluíram normalmente durante a madrugada. Eventuais atrasos e cancelamentos, segundo a Infraero, foram causados por outros motivos.

No Aeroporto de Fortaleza, dos 29 voos previstos para decolar até as 10h (horário de Brasília), dois 2 ( 6,9%) registraram atraso superior a 30 minutos e não houve cancelamentos.

No Recife, dos 27 voos programados, três (11,1 %) atrasaram e um (3,7%) foi cancelado. No Aeroporto de Salvador, três voos (7,3%) registraram atraso e dois (4,9%) foram cancelados, dos 41 previstos.

Em Ilhéus (BA), João Pessoa, Juazeiro do Norte (CE), Maceió e Teresina não há registro de atrasos ou cancelamentos até as 10h desta sexta. Em Petrolina (PE), apenas um voo foi cancelado no período.

Apagão

A pane que atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte ocorreu devido a uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco. A informação é do diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, Mozart Bandeira Arnaud.

De acordo com o diretor, a energia já foi restabelecida em todos os estados atingidos, podendo haver falhas pontuais que deverão ser corrigidas.

A assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que está em processo de apuração do ocorrido e deve se manifestar ainda nesta sexta sobre as causas do apagão. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que aguarda um relatório detalhado do ONS para fornecer informações oficiais sobre o apagão.









Tombamento em linha de transmissão gera apagão em 21 cidades do RN

Publicação: 04/07/2012 18:06 Atualização: 04/07/2012 18:13
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR


Um acidente envolvendo a estrutura de uma linha de transmissão de energia elétrica da Cosern no bairro Planalto, Zona Oeste, gerou um apagão em 21 municípios da região sul do Estado desde às 12h desta quarta-feira.

Segundo a Cosern, o tombamento foi provocado pela erosão em uma área de duna localizada no bairro do Planalto. Com isso, foi interrompido o fornecimento de energia para cidades como Macaíba, São José do Mipibu, Monte Alegre, Nísia Floresta, Tibau do Sul e Nova Cruz.

Equipes da companhia estão trabalhando para a recuperação da estrutura e a previsão é de que até às 20h30 o fornecimento de energia seja reestabelecido.
FONTE: DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário